No começo da gestação a exaustão é um dos sintomas mais recorrentes. A gravidez sobrecarrega todo o corpo, por isso o cansaço constante. Devido a uma série de mudanças que acontecem no corpo da mulher, toda essa preparação acaba deixando a gestante mais cansadinha.
A fabricação da placenta no período da gravidez é uma das principais causas de todo esse cansaço. A placenta é o que sustentará o seu filho e o processo de produção dura em média três meses. E é extremamente normal a mulher se sentir cansada nos três primeiros meses e no começo do segundo trimestre.
Além disso, há uma série de mudanças nos níveis hormonais e no metabolismo, e ainda tem as taxas de açúcar e a pressão que tendem a cair. Essa falta de energia é muito comum durante esse período, mas após o terceiro mês a mãe começa a se sentir mais disposta. E o cansaço volta a aparecer por volta da 28ª semana.
Mas, o sinal de alerta acende quando está ligado a pensamentos negativos o tempo inteiro. Essas características podem indicar depressão ou anemia. Se você perceber qualquer um desses sinais em alta intensidade, procure um médico rapidamente.
O ideal é você tentar se adaptar a essa nova rotina, descanse o máximo que puder e, se possível, tire sonecas rápidas durante o dia para aliviar o cansaço. Evite trânsito, mude alguns horários e se já tiver filhos peça ajuda para cuidar das crianças ou da casa.
A alimentação também é uma parte fundamental da sua fase gestacional, por isso, procure se alimentar corretamente. E lembre-se: você está comendo por dois. O ideal é que você monte uma dieta especial para o seu dia a dia.