Em recentes estudos realizados na Austrália, pesquisadores constataram que a ausência de Vitamina D na 20ª semana de gravidez pode tornar o bebê propenso a desenvolver traços autistas até os 6 anos de idade. Essa pesquisa levanta a tese da importância da ingestão dessa vitamina durante a gravidez para evitar esse e outros problemas neurológicos no bebê.
A vitamina D é um hormônio sintetizado pelo organismo quando estamos expostos ao sol, mas ela pode ser encontrada em alguns alimentos também, como o leite e peixes. Ela também é responsável pelo fortalecimento dos ossos, desenvolvimento craniano e do cérebro.
A exposição exagerada ao sol para repor o estoque de vitamina D no corpo também não é recomendado, devido ao risco de câncer de pele. O que pode ser feito é pedir ao seu médico um suplemento que te ajude a repor esse nutriente no corpo.
Além disso, a ausência dessa vitamina está ligada a outros problemas, como esquizofrenia, asma e densidade óssea reduzida. Por isso, mantenha os níveis de vitamina D do seu corpo normalizados durante a gravidez, isso é importantíssimo para a saúde do seu pequeno. Se informe com o seu médico e veja se ele pode te indicar alguma suplementação adequada.