Nada tem de mal em deixar a criança assistir algum filme ou desenho pelo Tablet ou usar o seu smartphone para jogar. Porém, o que não pode acontecer é permitir que a criança substitua brincadeiras tradicionais por esse tipo de atividade e ainda não supervisioná-lo.
Todo mundo está cansado de saber que existe um limite em que as crianças podem navegar na internet, certo? Mas, o que os pais deixam de prestar atenção de vez em quando é em que o filho dele está gastando seu tempo e através de quais meios.
Crianças de 2 a 5 anos de idade devem usar essas ferramentas somente uma hora por dia e consumir conteúdo de boa qualidade e que possam compartilhar esse momento com os pais. No entanto, para bebês mais novinhos o recomendado é evitar o uso desse tipo de entretenimento, o máximo que pode ser feito é vídeo conferência com parentes distantes.
O uso constante dos meios digitais está diretamente relacionado a perda da qualidade do sono e ao desenvolvimento infantil e saúde física deficientes. Por isso, não é recomendado que a criança tenha acesso a esse tipo de aparelho uma hora antes de dormir e nem durante as refeições.
A principal dica que podemos dar é para os pais sempre procurarem aplicativos, vídeos e jogos educacionais para as crianças. Nada de deixá-los expostos a redes sociais como o Facebook e Instagram, essa não é a hora dele se preocupar com isso. Aplicativos com conteúdo que podem ajudar o pequeno a contar, cantar ou aprender as letrinhas são super recomendados. O que vale nessa hora é continuar o aprendizado.