Quando um casal é presenteado com a chegada de um filho tudo muda, não é? E essas mudanças são muito positivas, porém, tem um serzinho que pode não achar isso. Os pets costumam ser o centro das atenções de uma casa sem filhos, mas quando nasce um bebê isso muda completamente.
Mas o que fazer para o seu animalzinho não sentir ciúme do bebê?
Bom, a primeira coisa a se fazer é mantê-lo perto sempre, nada de afastar o bichinho durante a gestação. O animal deve vivenciar todas as mudanças que acontecem ainda na gravidez e ele precisa sentir que aquilo tudo é muito legal e saudável.
Além disso, os papais devem ter uma preocupação extra: cuidar da higiene e saúde do pet. Bicho limpinho não transmite doença, e o que você menos precisa quando o bebê nascer é uma casa com bactérias. Ainda mais se tratando de um recém-nascido, a casa deverá ter o mínimo de higiene para preservar a saúde do recém-chegado.
Após o nascimento do bebê é importante que você deixe o bichinho conhecê-lo. Assim, eles vão construir uma relação mais próxima, e situações como a de ciúme extremo pode não acontecer. Ah, não se esqueça de incluir o pet em todas as atividades de família possíveis, ele não pode se sentir excluído.
No caso de comportamento inadequado, deve procurar um especialista para te orientar e corrigir a postura do bichinho. É importante lembrar que você sempre deve estar perto da criança quando ela resolver interagir com o bicho. Isso tudo para garantir a segurança do bebê.
O seu melhor amigo precisa criar uma relação de amor com o seu filhinho também. E isso deixa o lar com um clima muito mais feliz e leve.