Vacinação na gestação protege mães e bebês nos primeiros meses de vida

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul destaca importância de imunização adequada durante a gravidez

A vacinação durante a gestação é uma estratégia essencial para proteger a saúde da mãe e do bebê, especialmente nos primeiros meses de vida. A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) reforça a importância de que gestantes estejam com o calendário vacinal atualizado, seguindo as orientações médicas e as recomendações do Programa Nacional de Imunizações.

Segundo o médico pediatra e membro do Comitê de Imunizações da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Juarez Cunha, a gestação é um momento oportuno para revisar e atualizar vacinas fundamentais.

“A mulher jovem que engravida precisa colocar a vacinação em dia, porque algumas vacinas protegem não só a mãe, mas também o bebê nos primeiros meses de vida, quando ele ainda é mais vulnerável”, explica.

Entre os imunizantes recomendados estão as vacinas contra influenza e COVID-19, que reduzem o risco de complicações respiratórias durante a gestação. Além delas, uma das principais novidades é a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês.

“Essa vacina pode ser feita a partir da 28ª semana de gravidez e garante proteção ao recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, especialmente nos três primeiros, que são os mais críticos”, ressalta o pediatra.

A bronquiolite é uma das principais causas de internação em lactentes, especialmente durante os meses mais frios, e a imunização materna tem impacto direto na redução de casos graves. “Ao vacinar a gestante, os anticorpos são transferidos para o bebê, oferecendo uma proteção importante logo no início da vida”, acrescenta Juarez Cunha.

A SPRS reforça que o acompanhamento pré-natal é o momento ideal para esclarecer dúvidas, revisar o histórico vacinal e receber as orientações adequadas sobre quais vacinas devem ser aplicadas em cada fase da gestação.

Redação: Marcelo Matusiak

Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado.

Curso para Gestantes Somos Mães, confira a próxima turma aqui.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!