Que a gravidinha tem que se preocupar em manter uma alimentação saudável durante a gestação, isso todo mundo já sabe. Mas nós precisamos entender também como que cada nutriente afeta o organismo do bebê que ainda está na sua barriguinha.
Há grupos alimentares que são importantíssimos para o bom desenvolvimento do feto, como o carboidrato, que é essencial para o bom desenvolvimento do cérebro do pequeno e do funcionamento de seu metabolismo, além de ser uma importante fonte de energia. Você encontra esse nutriente nas batatas, inhame, mandioca, abóbora, milho e cereais.
As proteínas auxiliam no crescimento e formação do feto, além de ser essencial para o desenvolvimento dos tecidos do pequeno e da própria placenta. Vegetais folhosos escuros, gergelim, chia, quinoa, carne e leguminosas tem forte concentração desse nutriente.
As gorduras também têm uma função importante em nosso organismo, isso quando não consumida em grandes quantidades. Gorduras boas para o corpo podem ser encontrada em azeites extravirgem e no óleo de coco.
Alimentos com concentração de ferro são importantíssimos, como carnes vermelhas, leguminosas e vegetais verde-escuros. Além disso, o ferro evita a anemia materna e ajuda na formação das células sanguíneas do bebê.
O ácido fólico deve ser consumido antes mesmo de a mulher engravidar, para auxiliar na preparação do corpo para a gestação. Quando grávida, ele pode continuar sendo consumido para ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Ele pode ser encontrado em leguminosas, frutas cítricas, alimentos integrais e verduras cor verde-escura.
O período da gravidez é uma fase de muitas adaptações, principalmente no organismo da mamãe. E as fibras podem trazer uma série de benefícios positivos para a saúde da gestante, inclusive ajudar no bom funcionamento da digestão de alimentos, já que seu corpo passa a funcionar no modo mais lento.
O cálcio também deve ser incluído na sua dieta, mamãe. Ele auxilia na formação dos ossos do bebê de maneira mais saudável, e deve ser consumido pelo menos em quatro porções por dia. Peixes, leite e vegetais têm um nível alto de concentração desse nutriente.
Vale ressaltar a importância do consumo de água diariamente, principalmente nessa fase onde o corpo da mulher passa por modificações e uma vidinha está se formando em sua barriga. Os líquidos ajudam na liberação de toxinas e facilita o processo metabólico, além da hidratação. Você também pode consumir chás que proporcionam sensações relaxantes.