A amamentação é um momento muito mágico, mas cheio de novos desafios. Nem todas as mamães conseguem amamentar seu pequeno com facilidade e para facilitar a vida dessas mulheres existem algumas maneiras. A translactação é uma delas, que é feita através de uma sonda com leite materno ou preparado próximo ao seio, assim o bebê consegue mamar. A técnica estimula o seio a produzir mais leite, além de criar uma relação de afeto entre a mulher e o bebê.
A translactação pode ser feita em casa mesmo, isso após a orientação de um especialista. O kit para a realização consiste em uma sonda médica fina e uma fita adesiva e pode ser encontrado em qualquer farmácia.
Na hora de realizar esse procedimento você tem que se atentar a alguns detalhes: o recipiente onde se coloca o leite deve estar mais alto que o seio, antes de usar o material faça a higienização correta e troque a sonda a cada 2 ou 3 semanas.
Se no seu caso é necessário fazer a ordenha antes de amamentar o pequeno, preste atenção ao modo de conservação do leite. Na hora de guardar seu estoque marque a hora e a data que foi retirado e guarde-o na geladeira. O tempo de validade do leite é de 24 a 48 horas quando armazenado corretamente.
Mas atenção, evite dar a mamadeira para o pequeno enquanto estiver utilizando essa técnica, já que ele deve ser estimulado a mamar no peito.