Costumamos ficar muito empolgadas quando o assunto é comprar artigos para os pequenos, sejam mamadeiras, chupetas, roupas ou sapatinhos. E, há um tempo surgiu uma nova moda: as chupetas customizadas.
Mas o que muita gente questiona é a segurança, já que muitas vezes são feitas de forma artesanal e independente. O que gera mais uma preocupação, pois órgãos de fiscalização, como o Inmetro, costumam não ter acesso a esses produtos. Inclusive, o próprio Inmetro divulgou uma nota de alerta para os pais sobre o uso desses produtos customizados.
As chupetas passam por uma série de processos de segurança antes de serem vendidas no país. Sendo assim, elas precisam ser de materiais completamente seguros para que as crianças possam usar tranquilamente. Mas, a partir do momento em que passa por uma modificação, ela é um novo produto e a garantia de segurança é descartada.
Opte por não comprar esse tipo de produto para o seu filho e sempre verifique se há o selo do Inmetro em tudo o que você pretende adquirir. Ah, e comercializar esse tipo de produto também é proibido e o responsável pode ser punido. Além disso, o material que foi utilizado para customizar a chupeta pode ser tóxico para o bebê e ainda há o risco de ser engolido pela criança e causar engasgo e sufocamento.