Nosso encontro de março foi sobre parto normal. A enfermeira obstetra e obstetriz Rosane Pacheco Pereira iniciou a palestra falando sobre sobre os mitos, medos, conversas e histórias que costumamos ouvir a vida toda. Afinal, muitas vezes, estamos envoltas pela cultura de que parto normal sempre é sofrido, demorado e doído e isso precisa ser desmitificado.
Em seguida, explicou quais são alguns motivos que impedem um parto normal e são indicações de cesárea, como prolapso de cordão, sofrimento fetal agudo e deslocamento prematuro de placenta.
Rosane também falou sobre todas as fases do trabalho de parto e os tipos de parto.
Para finalizar, explicou sobre parto humanizado: incentivo a manter acompanhante, sem ou pouco uso de medicação, informações e orientações sobre o que está se passando, incentivo ao empoderamento materno, apoio emocional e psicológico pela equipe de saúde, métodos naturais para suprimir ou amenizar a dor das contrações. A enfermeira obstetra ressaltou que tanto o normal como a cesárea podem ser realizados dessa forma e que a decisão da grávida deve sempre ser respeitada.
Para saber mais, confira a transmissão do evento no nosso canal no Youtube: https://bit.ly/1q6XCsm