Por mais que o bebê recém-nascido seja muito pequeno para se meter em encrenca, não podemos descuidar nenhum momento,pois, às vezes, o perigo está muito perto e nós não conseguimos enxergar. Segurança é um assunto muito delicado quando se trata de bebês, por isso, mantenha-se sempre atenta ao que acontece na sua casa durante o desenvolvimento do seu pequeno.
Na hora de dormir é importante que você se atente a posição que o bebê vai ficar no berço. Para evitar a síndrome da morte súbita, o bebê deve ser posicionado de barriga para cima durante o sono. Segundo a enfermeira Cristina Sayuri que trabalha há 23 anos em UTI Neonatal, “o ideal é sempre colocar o bebê para dormir de barriga para cima, pois de bruços o bebê pode se sufocar e de lado ele pode virar facilmente e ficar de barriguinha para baixo.”
Evite enfeitar o berço com bichos de pelúcia, protetores, mantas, cobertores e travesseiros. O bebê deve dormir com o espaço da cama totalmente livre. E, para o conforto do pequeno, o vista com um macacão quentinho ou um pijama, isso é o suficiente para mantê-lo confortável durante o sono.
Mesmo sendo pequeno, o recém-nascido pode rolar no trocador de fralda e cair. Por isso, na hora de trocar a fralda do bebê sempre fique perto dele e nunca o deixe sozinho. Esqueça telefones, televisão ou qualquer tarefa que você tenha que fazer. Deixar próximo todos os produtos que vai precisar é muito importante, e isso evita que você saia de perto do bebê para pegar qualquer coisa.
Na hora do banho, a atenção continua redobrada. Nunca o deixe sozinho na banheira, pois ele ainda não tem o controle sobre o próprio corpinho e pode escorregar e se afogar. Se precisar fazer qualquer coisa, leve o pequeno junto com você.
O berço e trocador de fraldas devem ficar longe de cortinas e janelas, e deixe objetos quebráveis longe do alcance da criança. Sua casa precisa também estar bem iluminada e adaptada para evitar que pessoas caiam com o bebê no colo. Invista em tapetes antiderrapantes, luzes noturnas e corrimões nas escadas. Evite também prendedores com aplicações e enfeites que podem se soltar, pois o bebê pode engolir essas peças, não use chupetas customizadas e dê preferência sempre a produtos com o selo do Inmetro.