Mexer no nariz é simplesmente uma mania que a criança faz porque se encontra entediada, curiosa ou quer aliviar a tensão. É muito comum esse tipo de ação na infância e é bem parecida com chupar o dedo, roer as unhas, mexer no cabelo ou ranger os dentes. E nem sempre esse é um sinal de que algo está errado.
Punir o filho não é a medida mais adequada, já que ele faz isso inocentemente. Por mais vergonha que você sinta disso, tente não deixá-lo de castigo ou dar bronca o tempo todo, já que isso pode gerar um conflito entre vocês. Mas sempre deixe claro que não é uma atitude correta e educada.
Assim como outros hábitos, a criança também vai perdendo conforme fica mais velha. Quando começa a descobrir um mundo novo as manias deixam de fazer sentido. E, em vez de ficar mexendo no nariz, ela vai brincar, desenhar ou fazer qualquer coisa que goste mais. Quando você menos perceber, ele nem vai fazer mais isso.
Mas atenção, você deve se preocupar quando ele mexe no nariz até sangrar ou tenha qualquer outra ação compulsiva. Nesse caso, o certo a se fazer é consultar um pediatra.