Depressão pós parto: sinais de alerta

Um dos temas mais delicados e ainda rodeado de tabus é a depressão pós parto. Abordado em nossos cursos para gestantes por entendermos que é fundamental olhar atentamente para as dores e dificuldades da puérpera (mulher que acabou de se tornar mãe), a depressão pós parto se difere do baby blues em diversos aspectos.
 
 
Recebemos, todos os dias, inúmeros comentários e dúvidas sobre o tema e procuramos a Dra. Cristina Rodrigues Arnus, psiquiatra e palestrante em nossas turmas, para esclarecer as três principais questões relacionadas ao puerpério e como elas podem estar, ou não, relacionadas com a depressão pós parto. Acompanhe:
 
 
SMPV: Meu bebê nasceu e está tudo bem, mas sinto muita vontade de chorar. Isso é normal?

DRA.CRISTINA: É super normal se sentir melancólica e ter vontade de chorar nos primeiros dias após a chegada do bebê. Isto pode acontecer com até 80% das mulheres e é o que chamamos de baby blues ou blues puerperal. É uma queixa bastante comum das mulheres causada principalmente pelas mudanças hormonais e emocionais do início do puerpério, mas mesmo assim pode pegar a família de surpresa. Vale lembrar que baby blues não é depressão pós parto e nem é uma doença, e normalmente a tristeza vai embora dentro de alguns dias sem a necessidade de nenhum tratamento.  

SMPV: Meu está já tem 2 meses e eu ainda não tenho vontade de ter relações sexuais com meu marido, é normal?

DRA. CRISTINA: A falta de libido no puerpério é uma questão delicada e individual, influenciada por fatores pessoais de cada mulher tais como alterações emocionais, físicas e contexto cultural. As mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação podem alterar a auto estima da mulher e causar insegurança em relação ao parceiro. A sobrecarga causada pelo trabalho com o bebê e a privação do sono também podem contribuir com a diminuição do desejo sexual neste período. O medo de engravidar novamente e a própria amamentação também são fatores importantes uma vez que para aumentar o corpo produz um hormônio chamado prolactina que contribui para a queda da libido.  

SMPV: Me sinto cansada o tempo inteiro, não tenho vontade de fazer nada. Cuidar do bebê é exaustivo, mas não consigo fazer outra coisa. O que está acontecendo comigo?

DRA. CRISTINA: Temos que tomar muito cuidado com sintomas intensos como fadiga, sensação de desprazer e isolamento. Tais sintomas podem ser sinais de alerta de que algo não vai bem. Algumas vezes uma depressão pode se manifestar de uma forma diferente do que a maioria das pessoas imagina (classicamente com muito choro e tristeza). Sempre que sentir que alguma coisa está errada a mulher deve procurar ajuda e informação, só assim poderá ser encaminhada para uma avaliação e tratamento adequados se for necessário. 

 

Fale com o pediatra do seu bebê sobre como você está se sentindo e peça orientação. Caso não tenha condições de conversar abertamente com o pediatra, entre em contato com a Dra. Cristina pelo IG: @cristina.arnus. A Dra. Cristina atende na Clínica Ellas.

 
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!