Por muitos anos a Síndrome de Asperger foi considerada uma doença distinta, porém, muito parecida com o autismo. Mas, na verdade, essa síndrome é um transtorno neurobiológico relacionado ao desenvolvimento da criança, que recentemente foi englobado em um novo termo: o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
A partir dessa nova categoria, ela é considerada um tipo mais brando do autismo. Uma de suas características mais fortes são os constantes déficits de comunicação e interação social que se manifestam em diversos contextos.
Assim como o autismo, a Síndrome de Aspeger não tem uma causa específica, nada foi descoberto ainda. Porém, muitos especialistas acreditam que isso aconteça devido a alguma anormalidade no cérebro da criança.
A depressão e o transtorno bipolar também podem se manifestar em pacientes com essa síndrome.
Os sintomas mais comuns são problema com habilidade sociais, comportamento excêntrico ou repetitivo, ações e rituais incomuns, dificuldade em se comunicar, poucos interesses em algumas atividades, problemas com coordenação e muitas dessas crianças são habilidosos e talentosos.
Então, se você perceber qualquer um desses sinais ou todos juntos no comportamento do seu filho procure um psiquiatra, mamãe. Ele poderá te orientar melhor e fazer o diagnóstico correto.