A infância é cheia de fases de aprendizados, brincadeiras e muitas experiências novas. Entre elas, o desfralde é um momento único e mágico, onde a criança aprende que o certo mesmo é fazer xixi no banheiro. Mas, muitas famílias têm que lidar com o temido e insistente xixi na cama. “Meu filho faz xixi na cama frequentemente, e agora? Isso é normal?”. Calma mamãe, você tem que saber a hora de se preocupar.
Não há uma idade certa para a criança parar de fazer xixi na cama, isso varia muito, pois cada caso é um caso. Mas, a média é que as crianças tenham mais controle sobre a sua bexiga a partir dos 5 anos de idade, ou seja, o xixi na cama pode ser uma companhia por muito tempo, principalmente nos primeiros anos de vida do pequeno.
E um fato muito interessante é que os meninos são mais suscetíveis a isso. No entanto, há um fator genético nessa questão também: se os pais passavam por esse episódio em sua infância há a chance de 77% da criança também fazer xixi na cama, já se só um deles sofria com isso esse índice diminui para 44% e se nenhum dos dois passou por essa situação o número diminui para 15%.
Uma das técnicas mais eficientes é evitar que o pequeno tome líquidos antes de dormir e levá-lo ao banheiro para urinar antes de deitar. Observe também a quantidade de xixi, o número de vezes que acontece e se isso está atrapalhando a qualidade de vida da criança. Se perceber qualquer anormalidade, procure um especialista.
Em alguns casos o médico indica que a criança use uma roupa íntima especial que emite sinal sonoro para avisar que está vazando xixi. E há quadros de crianças que precisam usar o hormônio antidiurético, tudo isso indicado pelo pediatra sempre.