A Somos Mães iniciará em junho a agenda de cursos de Primeiros Socorros em parceria com a Dra. Aline Menezes, pediatra formada pela USP, médica intensivista e pós graduada em Cuidados Paliativos Pediátricos pelo Hospital Albert Einstein (CRM/SP 129.952). A primeira turma acontecerá no dia 06, das 9h às 12h30, na Alameda das Boninas, 214, Vila Clementino – São Paulo/SP.
Em linguagem simples, acessível a pessoas com qualquer nível de escolaridade, o curso apresenta conteúdo teórico e prático, como, por exemplo:
- prevenção;
- ambiente seguro;
- avaliação da cena e da vítima;
- transporte seguro;
- lesão de músculos e ossos, fraturas, entorses, imobilização;
- ferimentos;
- desmaio, perda de consciência;
- epistaxe;
- engasgo, Manobra de Heimlich (prática);
- convulsão;
- queimaduras;
- afogamento;
- intoxicações;
- anafilaxia;
- acidentes com animais e picadas de inseto;
- crise asmática, insuficiência respiratória;
- Suporte Básico de Vida (prática).
O objetivo do curso é conhecer os acidentes mais prevalentes na faixa etária pediátrica e como preveni-los, além de prestar o primeiro atendimento à vítima em diversas situações de urgência e emergência de forma planejada, com base em protocolos e escala de prioridades.
Conversamos com a Dra. Aline para esclarecer a importância deste curso para todos os responsáveis pelas crianças (pais, avós, babás, escola), confira abaixo:
SM: Quais os principais acidentes envolvendo bebês até um ano de idade?
Dra. Aline: Até 01 ano, as quedas , as queimaduras e os acidentes de trânsito são as principais causas de internação hospitalar. Os óbitos, nessa faixa etária, estão relacionados a sufocamento (por isso a importância de falar sobre berço seguro e sono do bebê), trânsito, quedas e queimaduras.
SM: Quais os principais acidentes envolvendo crianças acima de um ano?
Dra. Aline: Em maiores de um ano os maiores índices de acidentes fatais estão relacionados ao trânsito, afogamento e queimaduras. Como a criança já está começando a andar, os riscos ficam maiores. Os maiores índices de internação estão relacionados ao trânsito, quedas e queimaduras que levam ao aumento da morbidade, mas não necessariamente a mortalidade.
SM: Por que participar do curso é importante para pais e cuidadores?
Dra. Aline: A Sociedade Brasileira de Pediatria informa que existe uma relação direta entre o grau de instrução do cuidador e o índice de acidentes, porque o olhar precisa estar treinado para enxergar o perigo e atuar preventivamente. Esse é o principal motivo para que todas as pessoas envolvidas com os cuidados do bebê participem do curso, mesmo antes do nascimento do bebê.
O valor do curso é R$ 280,00 para duplas e R$ 160,00 individual. Babás, professores e todos que participaram de nossos cursos para gestantes tem 50% de desconto. A inscrição é feita por transferência bancária e envio do comprovante para acacialima@somosmaes.org.br. Os dados são:
Banco do Brasil
Ag.: 5853-X
CC: 1049-9
Titular: Somos Mães Apoio e Orientação Familiar
CNPJ: 30.706.258/0001-79
Participe e consulte nossa agenda de cursos e rodas de conversa.
Siga nossas redes sociais:
@somosmaesdeprimeiraviagem
@dra.alinemenezespediatra