Documentário “Do Laço ao Abraço” aborda parentalidade, adoção, atipicidades, UTI, racismo e traz depoimentos do escritor italiano Domenico De Masi, do psicólogo Alexandre Coimbra do Amaral, da ativista Caterina Rino e da psicanalista e mãe Vera Iaconelli
Adquira aqui o seu ingresso na pré-venda com desconto.
Lançado em Agosto de 2024, o documentário “Do Laço ao Abraço” fará sua última apresentação de 2025 no dia 13 de dezembro, no mesmo auditório em que foi exibido pela primeira vez.
Idealizado pela Somos Mães, organização sem fins lucrativos de apoio e informação a gestantes e mães, a ideia do projeto surgiu antes da pandemia, ao constatar que havia muito conteúdo sobre maternidade nas redes sociais, mas que era ou excessivamente romantizado ou duro e exaustivo.
“Buscamos famílias que pudessem representar a diversidade dos formatos familiares: as ‘padrões’, pretas, atípicas, miscigenadas, enlutadas, homoafetivas, solo e vulneráveis”, destaca Acácia Lima, idealizadora do projeto e fundadora da Somos Mães.
Com dezenas de participantes, o documentário traz histórias de pessoas anônimas e famosas, que compartilham como as mudanças trazidas pela chegada de uma criança fazem com que pais e responsáveis enfrentem diversos desafios, medos e culpas. Uma das participantes é a atriz e mãe de duas meninas, Samara Felippo, que confessa: “Depois que me tornei mãe, um dos meus medos foi o de morrer”.
Além dela, o documentário conta com a presença da atriz e mãe de três crianças, Isabel Fillardis; do professor e escritor italiano Domenico De Masi (falecido em setembro de 2023); do psicólogo Alexandre Coimbra do Amaral, da ativista Caterina Rino e da professora e psicanalista Vera Iaconelli.
“Como diz uma de nossas entrevistadas, falar de maternidade é um ato político. Eu era mãe de um menino de quatro anos e de uma menina de seis meses quando entrei no projeto. Ao longo do processo, senti o abraço que eu precisava ouvindo cada uma das tantas pessoas ouvidas. Agora queremos ser o abraço necessário para cada mãe, cada pai, cada cuidador que nos assistir”, complementa Letícia Fagundes, roteirista e produtora do documentário Do Laço ao Abraço.
Até dezembro o documentário está sendo inscrito em festivais nacionais e internacionais pela Distribuidora A2, por isso, até lá, as exibições são fechadas. Este ano, “Do Laço ao Abraço” foi indicado como Melhor Filme pelo FestCine do Paraná.
Em 2025, o filme foi convidado para ser exibido no Congresso Internacional de Amamentação em Fortaleza – CE e na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná para os alunos dos cursos de Psicologia e Políticas Públicas.
Outras exibições foram feitas no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, e outros espaços fechados.
Adquira aqui o seu ingresso na pré-venda com desconto.
Ficha técnica Do Laço ao Abraço
Produção-executiva: Acácia Lima
Produção e roteiro: Letícia Fagundes
Direção: Luan Moreno
Direção de fotografia: Kleber Paredes
Som direto: Wagner Pitangui
Desenho de som e imagem: André Motta e Bia Escobar
Edição e finalização: Sonata Filmes
Serviço
Última exibição de 2025 do documentário Do Laço ao Abraço
Data: 13 de dezembro de 2025
Endereço: Paraíso – São Paulo – SP
Sobre a Somos Mães: A Somos Mães é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio e à informação para gestantes e mães. Há mais de 10 anos produz conteúdo e realiza cursos, palestras e ações sociais. Além de ser a proponente do projeto Do Laço ao Abraço, a Somos Mães teve seu segundo projeto incentivado aprovado pela ANCINE, O Segundo Abraço, que abordará a adolescência e será lançado em 2026.


