Estamos há uma semana vivendo o isolamento necessário para minimizar os efeitos do novo Coronavírus. Home office, antes uma prerrogativa de pequenos empreendedores ou de empresas jovens, tornou-se uma realidade. Flexibilidade e uma boa dose de paciência conosco, com os filhos e com o ambiente doméstico em geral, portanto, é essencial.
Mesmo com a tecnologia a nosso favor, nem sempre á fácil conciliar as demandas dos filhos, a casa e o trabalho. Por isso, separei aqui algumas dicas para você e espero que possam ajudar nos próximos dias de home office.
1. Peça colaboração
Converse com seus filhos, marido e com quem mais estiver na casa. Explique que na próxima hora, ou próximas horas, você não poderá atender as demandas mais simples. Com filhos pequenos, peça o apoio do outro adulto da casa, se houver. Caso esteja sozinha, o desafio é maior, mas sempre vale a pena conversar com os pequenos, eles entendem mais do que pensamos.
2. Tenha um lugar específico para trabalhar
Trabalhar do sofá, da cama ou na sala só funciona se você morar somente com adultos, e mesmo assim dispersa bastante. Sem falar que participar de vídeo conferências da cama não é confortável: se você se mexer vai atrapalhar a reunião. O ideal é escolher um local com mesa, arejado e que você possa isolar melhor os ruídos.
3. Não esqueça de beber água ou comer alguma coisa saudável
Trabalhar de casa faz com que a gente esqueça das coisas mais simples, como beber água, comer uma fruta ou ir ao banheiro. Não esqueça de ter sempre a mão uma garrafinha d’água, uma fruta já lavada e fazer xixi assim que der vontade. Pode parecer bobagem, mas sem esses cuidados, a chance de desencadear uma cistite (infecção urinária) é grande.
4. Aceite a imperfeição
A perfeição não existe, todos nós sabemos, mas, mesmo assim nós exigimos que sejamos perfeitas e que nossa família também seja. Relaxe, isso nunca será possível, de verdade! Então, aceite que seus filhos irão brigar e você terá que interromper aquela planilha super importante que estava fazendo. Aceite que terá que limpar o bumbum do pequeno no meio daquela vídeo conferência (veja a dica abaixo) e que precisará trabalhar com ele no colo, vez por outra.
5. Humanize-se
Quando estiver no meio de uma chamada de vídeo, ou mesmo de áudio, avise que tem filhos pequenos e que pode acontecer alguma demanda inesperada. Seja sincera e, assim, será possível despertar empatia do outro lado. Quem sabe, dessa forma, não construímos uma sociedade mais empática com as mães (e pais)?
Texto escrito por @acacialima
Siga nossas redes sociais @somosmaesdeprimeiraviagem
Participe dos nossos cursos e rodas de conversa, acesse nossa agenda.