Bastidores
Alexandre Coimbra do Amaral
Psicólogo. Terapeuta familiar e de casais. Palestrante, facilitador de cursos e workshops em todo o país. A vida de Alexandre Coimbra começou com um desencontro. Nascido prematuro, passou seus primeiros 3 meses de vida longe da mãe. Da própria história veio o entendimento de que o desencontro é parte natural da vida e justamente a experiência que possibilita que as pessoas se encontrem consigo mesmas para repararem seus traumas mais íntimos.
Carlos Froes
Psicoterapeuta com formação em Técnicas de Expansão de Consciência, Psicoterapia Integrativa de Memória e Consciência, Self Healing Practioner pela ABSH – Associação Brasileira de Self Healing. Constelador formado em Constelações Familiares e Sistêmicas pelo Instituto de Filosofia Prática da Alemanha – Escola de Ética e Planejamento de Vida com Peter e Tsuyuko Spelter. Constelador, recomendado pela Hellinger Schule. Profundos conhecimentos em AT – Análise Transacional, PNL, Terapia Regressional e Renascimento, Biodança e Bioenergética. Pesquisa e desenvolve programas, cursos, workshops e treinamentos na área comportamental, técnica e motivacional, além de participação em seminários como conferencista e palestrante em entidades de ensino e eventos voltados à área ambiental e comportamental.
Carlos Gonzalez
Pediatra espanhol, especialista em amamentação, além de autor de diversos livros como “Besame mucho” e “Meu filho não come”, é mundialmente famoso por suas ideias que vão contra a rigidez de muitos protocolos e fontes tradicionais de informação. Dr. Carlos Gonzalez é ativista da criação com apego por entender que todas as crianças têm apego e, portanto, não é possível uma “criação sem apego”. O médico já gravou sua participação em nosso documentário durante a sua estadia no Brasil para participar de diversos eventos e palestras.
Domênico de Masi
Autor de livros como “O futuro chegou”, “O futuro do trabalho”, “O ócio criativo”, “Uma simples revolução” (este lançado em 2019), entre outros, Domênico de Masi é professor emérito de Sociologia na Universidade La Sapienza em Roma; entre 1978 e 2000 dirigiu a S3. Studium, escola de especialização em ciências organizacionais que fundou; é membro do Comitê Ético da Fundação Umberto Veronesi, é presidente nacional da AIF, Associazione Italiana Formatori e do In/Arch, Istituto Nazionale Architetura. É fundador e diretor da revista NEXT, Strumenti per I’innovazione.
Lincoln Tavares de Melo
Lincoln Tavares de Melo é jornalista, ativista de direitos humanos e Líder Educador na Consolidar. Tem 14 anos de experiência no segmento de Diversidade e Inclusão nas Corporações. Desde 2016 tem pesquisado e mergulhado nos temas referentes às “Novas Masculinidades” e “Paternidade Responsável”. Atualmente dedica-se no desenvolvimento de Programas de Diversidade e Inclusão e mentoria para empresas como Padaria Real e Bosch (ambas vencedoras do Prêmio da ONU de Melhores Práticas para trabalhadores com deficiência), entre outras. Foi professor convidado da Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior – FAPPES e da Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, onde ministrou conteúdos relacionados à Comunicação Inclusiva e a inclusão socioeconômica das pessoas com deficiência. É membro da Soka Gakkai Internacional – SGI, representada no Brasil pela BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional, um a ONG filiada à ONU e presente em 192 países e territórios, que empreende esforços concretos em prol da paz, cultura e educação. Lincoln participará do nosso documentário falando sobre a nova Masculinidade e Paternidade Responsável, tema fundamental para a construção de famílias mais saudáveis.
Maíra Lemos
Jornalista e publicitária. Em seu canal no Youtube, conta histórias para melhorar o mundo, em vídeos que valorizam a diversidade e as transformações sociais. Foi repórter e apresentadora dos maiores canais de TV do país: Globo, SBT e Cultura. Agora é mãe-empreendedora: tem uma produtora de vídeos e dá palestras e workshops. Boa parte do seu trabalho é feito em casa, o que permite dedicar-se intensamente à criação do filho. Em nosso documentário, Maíra Lemos falará sobre sua experiência com a maternidade e como podemos ajudar famílias a partir dos desafios compartilhados.
Mônica Lopes
Mônica Lopes é doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em Políticas Sociais pela mesma instituição. Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), no núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdade (POSTRADE). Tem participado em diversos projetos de investigação, de investigação-ação e de avaliação, centrados na temática da igualdade de gênero e da conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar. Entre outros trabalhos, participou em dois estudos sobre as condições de acomodação e os custos da maternidade e da paternidade no local de trabalho e no Estudo Diagnóstico e Prospetivo sobre o Papel das ONGs na promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens. Fez, ainda, parte das equipes de avaliação do III Plano Nacional para a Igualdade e da Integração da Perspectiva do Gênero nos Fundos Estruturais Europeus e de diversos programas/projetos apoiados por fundos europeus. Mais recentemente integrou a equipe do projeto Local Gender Equality: mainstreaming de gênero nas comunidades locais, que produziu instrumentos e ferramentas para a transversalização da igualdade de gênero na vida local, e fez parte, com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e outras entidades oficiais, do grupo de Trabalho para a definição da estratégia nacional para a territorialização da igualdade de gênero. Atualmente é coordenadora local do projeto europeu SUPERA – Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia – com o objetivo de implementar planos de ação para combater as desigualdades de gênero no mundo acadêmico.
Rita Monte
Graduada em Direito pela PUC – SP e Jornalismo pela ECA – USP, pós-graduada em Direitos Humanos (FD-USP), Gestão da Comunicação: Política, Educação e Cultura (ECA-USP) e Yoga (FMU), Rita Monte é Especialista em Fenomenologia da Mudança (em aprendizagem contínua com Allan Kaplan, da Proteus Initiative, desde 2006), em Psicossíntese (Centro de Psicossíntesse de São Paulo) e integrante da comunidade global de Ativismo Delicado com base na África do Sul.
Vera Iaconelli
Psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela USP, diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “Mal-estar na maternidade” e “Criar filhos no século XXI”, membro do Fórum do Campo Lacaniano, colunista da Folha de S. Paulo.
Bastidores
Acácia Lima
Coordenação Geral do Projeto.
Empresária de Comunicação e Marketing por 20 anos, Acácia tem formação eclética, passando por Comunicação, Mídias Sociais, Pathwork – Trabalho do Caminho e, mais recentemente, Desenvolvimento Infantil. Fundadora da Somos Mães, ONG proponente do projeto “Do Laço ao Abraço”, Acácia promove cursos para gestantes e famílias há 3 anos, além de encontros e trabalhos voltados para a parentalidade consciente. Atualmente participa do Curso de Formação na Abordagem Centrada na Pessoa pela Encontro ACP e há 2 anos estuda o terceiro setor através de encontros semanais com as ONGs multissetoriais.
Gilson Goes Silva
Controladoria
Contador e advogado com especialização em Finanças e graduado no Senior Management Program na Babson College – Boston/USA. Mais de 25 anos dedicados à área Financeira e de Recursos Humanos atuando nos últimos 10 anos no maior grupo global de comunicação e marketing. Atuou também por anos em projetos sociais ligados à Igreja Católica, em grupos voltados à orientação e suporte de jovens e adolescentes e também foi atuante no projeto “Ação da Cidadania contra a fome, a miséria e pela vida, liderado pelo sociólogo Herbert de Sousa – Betinho.
Isabel Roth
Curadoria – Exposição
Formada em Relações Internacionais pela FAAP com especialização em Direitos Humanos pela UC Berkely (CA, EUA), cursando Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação SESC. Atuou como desenvolvedora de projetos, produtora e pesquisadora nas empresas: consultoria socioambiental Atitude Brasil, consultoria financeira Dikaios, think-thank CEBRI e FAAP. Desde 2017 é a curadora do Acervo Otávio Roth (AcOR), sendo responsável pela articulação institucional na organização e a concepção de projetos expositivos e educativos, pautados na promoção dos direitos humanos e diversidade. Desde 2018 consolidou parcerias e atuou em projetos apoiadores pela ONU Brasil, Centro de Informações da ONU – UNIC Rio, Centro Cultural dos Correios, Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc SP, Instituto Vladimir Herzog, Prefeitura de São Paulo e UnB. Fez a curadoria da exposição “Setenta Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” (Correios, RJ, ago/set.2018) e a co-curadoria, junto ao Prof. Fábio Magalhães, da exposição “Para Respirar Liberdade” (circuito Sesc SP, nov/2018-jun/2020). É a coordenadora do Projeto A Árvore – instalação itinerante de arte participativa, que só em 2018 engajou centenas de professores e cerca de 30 mil estudantes de São Paulo.
Letícia Fagundes
Produção e Direção do Documentário.
A Letícia é jornalista por formação e vocação. Já foi pauteira, repórter, editora de jornais e programas de TV. Atualmente é produtora do Domingo Espetacular, da TV Record. Pós-graduada na Arte de Contar Histórias, é líder executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, um curso internacional ministrado na Harvard University. É mãe do Antônio e da Manuela. Ama histórias em geral, mas seu forte são as histórias sobre a maternidade, a criação dos filhos, criança e família.
Monic Micheletti
Arte gráfica do Projeto do Laço ao Abraço.
Jornalista graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Comunicação Corporativa na FMU. Atua nas áreas de Comunicação Interna e Externa, Assessoria de Imprensa e Educação Corporativa há mais de 12 anos. Recentemente, tem se dedicado à área de Design Gráfico e conteúdos para as Redes Sociais.
Priscila Pas
Tradução em Libras.
Priscila Pas é formada em Psicologia pela Universidade Camilo Castelo Branco e possui cursos de Libras Básica, Libras Intermediária, Tradução e Interpretação em Libras, Libras no Contexto Religioso, Música em Libras.
Roberto Fabrício
Graduado em Direito pela PUC – SP e Marketing pela ESPM com pós-graduação em Direito Internacional pela PUC – SP e em Direito Ambiental pela UEA/AM. É advogado e consultor há 25 anos, sendo atual responsável pela área de Compliance da Somos Mães, ONG realizadora do projeto “Do Laço ao Abraço”.
Empresas de Apoio
Arte em Curso
Prestação de contas: especialistas em leis de patrocínio e marketing de patrocínio.
BFV Cultura e Esporte
Captação de Recursos.