Grávidas | NOTÍCIA

Manchas na pele e linha nigra

Quando surgem e quando desaparecem

Publicado em 22/10/2018

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Manchas na pele e linha nigra
As alterações hormonais são as grandes responsáveis pela alteração na cor de algumas regiões do corpo da gestante, bem como pelo aparecimento de manchas, inclusive da linha nigra.
 
 
As auréolas dos seios, virilhas e axilas costumam escurecer e algumas manchas no rosto (cloasma gravídico) aparecem graças ao estrogênio e ao melanócito em altos níveis na gestação.
 
 
Comum também é nascer a linha nigra, ou linha púrpura, por volta da 15ª semana de gravidez. A linha vai escurecendo aos poucos até ficar uma marca divisória na barriga. Em algumas mulheres a linha fica clarinha, já em outras a marca fica bem visível.
 
 
Quando a pele volta ao normal
 
 
As regiões escurecidas (axilas, virilha e auréolas) voltam ao normal gradativamente, assim como a linha nigra que tende a desaparecer em até 12 semanas após o parto.
 
 
As manchas no rosto precisam ser evitadas com o uso constante de filtro solar (dê preferência aos bloqueadores) durante toda a gestação, pois, embora na maioria dos casos elas desapareçam após alguns meses depois do parto, podem persistir caso a grávida torne a se expor ao sol sem proteção solar.
 
 
Não inicie nenhum tratamento de clareamento durante a gestação. Após o parto, se desejar submeter-se a tratamento dermatológicos, consulte sempre o pediatra para certificar-se de que não interferirá na amamentação.
 
 
Participe do nosso Curso para Gestantes SMPV, consulte a programação e nossa agenda.
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus